segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A CARTOMANTE (Texto reescrito)

A Cartomante – Machado de Assis

Conto reescrito

Em uma sexta-feira do mês de novembro de 2001, Manoel e Antônio conversam animados sore as grandes diferenças entre o céu e a terra, e o que este assunto desperta no homem.

Carlos um homem bonito e elegante, durante a conversa relatou ao amigo que iriam mudar de país. Manoel ficou muito surpreso, porém Carlos afirmou que esta decisão seria definitiva. Imediatamente fez suas malas e mudou-se para o Brasil, onde comprou uma casinha com um laguinho a frente, no interior de São Paulo, a cidade era muito pequena, porém logo Carlos fez muitos amigos.

Contudo seus amigos ficavam intrigados com a mudança que Carlos fez em sua vida, pois mudou de Paris para uma cidadezinha do interior, onde nada acontecia, a única diversão era ao final das tardes quando os amigos reuniam-se ao entardecer a beira do lago para um happy haure, lá riam tomavam uns aperitivos e comiam uns petiscos.

Os amigos cada vez aumentavam mais, pois uns traziam os outros e a festa estava feita, porém certa vez José amigo muito chegado de Carlos trouxe Antônia para a festa, Carlos ficou fissurado com a beleza da moça e logo a paixão aconteceu entre eles.

Antônia estava cada vez mais animada porém com medo, pois todos os seus relacionamentos não haviam sido tão tranquilos, e o abandono pairava no ar. Diante deste pavor Antônia resolveu procurar uma amiga que a aconselhou a procurar uma cartomante, que segundo ela era muito boa e dizia tudo da vida da pessoa.

Antônia hesitou um pouco, mas não resistiu e procurou Paula a cartomante.

Incrível a cartomante fez um relato preciso de toda a sua vida, do início até os dias de hoje, e mencionou a ela o seu pavor do abandono, contudo disse-lhe também que conheceria outro homem, o qual teria um relacionamento tórrido. Antônia ficou perplexa, pois acreditava que Carlos seria para sempre.

A cartomante viu nas cartas o fim trágico que Antônia teria, mas não a revelou por ser muito sério.

Antônia foi para a casa de Carlos e contou a ele o que fez, contudo o namorado deu enormes gargalhadas, pois estas crendices não fazem parte de seu mundo.

Antônia irritou-se muito com o desprezo de Carlos, pois para ela cartomante é coisa séria e o que ela diz é mais sério ainda.

Carlos tratou imediatamente de considerar mais o que a namorada falava da mulher, pois a sua indignação quanto os comentários feitos por ele.

Os dias passaram e os fatos mencionados pela cartomante Paula, foram se transformando em realidade uma a um. Porém Antônia ficava apavorada, pois tinha medo de perder Carlos, o outro homem faria sua relação estremecer ou até balançar.

A traição estava sempre nos pensamento de Antônia que mesmo não querendo poderia atrapalhar sua vida tão tranquila com Carlos. Porém o que lhe apavorava mesmo era o fato do abandono, tendo em vista no passado ter sofrido muito pelo abandono de Marcos seu antigo namorado.

Por isso a premunição feita por Paula a apavorava tanto.

Certa vez porém encontrou André, um advogado brilhante, que logo seduziu Antônia. Coincidentemente ocorre um grave acidente com Carlos e seus pais, que acabaram falecendo em decorrer da gravidade dos ferimentos, Carlos, porém ficou bastante machucado e precisou muito da ajuda de Antonia que por sua vez acabou aproximando André também. Estava formado assim um triângulo amoroso, porém Antônia não deixava transparecer seu envolvimento com André, pois para ela era conveniente o fato.

O tempo foi passando até que Carlos melhorou consideravelmente, que começou a observar que Antônia estava diferente, e logo notou o envolvimento dela com André.

Carlos enlouquecer e resolveu procurar a cartomante Paula, para tirar suas dúvidas, e assim solucionar seus problemas.

A cartomante fez inúmeras revelações a Carlos, inclusive do romance clandestino que sua amada estava vivendo.

O desespero tomou conta de Carlos que imediatamente procurou André, m sua casa um local obscuro, sem iluminação, praticamente sem vida. Tocou a campainha, mas ninguém veio atender, entretanto a porta estava entreaberta, empurrou e chamou, - “tem alguém aí?”, ninguém respondeu, resolveu entrar e quando percebeu estava em uma sala, e no fundo do corredor viu André vindo em sua direção, com um ar pálido e o suor corria em seu rosto.

André abriu a porta para trás e Carlos viu as pernas de sua amada, correu em direção do quarto e viu na bancada uma faca enorme suja de sangue o desespero tomou conta de Carlos, pois a faca estava suja com o sangue de Antônia, a raiva tomou conta de seu corpo e sem hesitar nem um minuto tomou a faca em sua mão e com um golpe certeiro gravou nas costas de André que caiu de joelhos em frente a cama onde Antônia estava. Naquele quarto sombrio ficou o amor clandestino de sua amada, porém sua tristeza era imensa pois ali também estava morta o seu grande amor.