segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dificuldade de entendimento

Considerando que moramos em um país bastante extenso, e dentro dele temos muitas variações na linguagem, termos que usamos no sul do país, se usarmos na região norte as pessoas não irão nos compreender em um primeiro momento. Somente depois de explicarmos o sentido das palavras é que a comunicação irá fluir melhor, como nesta história que aconteceu comigo a alguns anos atrás...

" Minha tia que mora no Rio de Janeiro veio me visitar no Natal, mas tivemos alguns problemas para nos entendermos.
Fui buscá-la no aeroporto, matamos as saudades com muitos beijos e abraços, e pegamos a estrada para Sobradinho, viemos conversando quando mencionei a ela que quase me atrasei:
- Tia Lurdes quando estava me deslocando para Porto Alegre, fui surpreendida por uma enorme peichada na estrada.
- O que você encontrou uma peixada na estrada?
- Sim Tia!
- O que você vai fazer peixada na Ceia?
- Não Tia houve uma peichada na estrada.
A Tia ficou toda intrigada, pois para ela peixada era um prato e não estava entendendo nada o que a sobrinha falava, a sobrinha por sua vez viu a aflição da tia e indagou:
- Tia você sabe o que é peichada?
A tia tornou a repitir você fará um prato com peixe na Ceia de Natal?
- Não tia, você não entendeu peichada para nós gaúchos é um acidente de carro, e o que eu presenciei foi muito feio.
As duas riram muito do assunto, tendo em vista a grande confusão que uma palavra pode causar, pois as palavras tomam sentidos variados em diferentes regiões brasileiras.

Um comentário:

  1. Gurias! Muito bom o texto de vocês, são essas variantes que muitas vezes causam desentendimentos em nossa língua.O texto também está bem estruturado. Parabéns pela atividade e continuem postando em seu blog. Abraços. Clarinha

    ResponderExcluir